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Autismo: Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

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Autores: Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs.)


Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

  O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados.
 O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

  Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 
  Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento 
  Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

 

Sumário

Parte I.

1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

Parte II.

5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 

6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de avaliação no contexto nacional.

12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

Parte III.

13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

Autor(es):
Cleonice Alves Bosa, Maria Cristina T. V. Teixeira
Dimensões:
0,0cm x 0,0cm x 0,0cm
Páginas:
312
ISBN:
9788585439514
Código:
4300
Código de barras:
9788585439514
Peso:
200
  • Informações do produto Seta - Abrir

    Autores: Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs.)


    Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

      O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados.
     O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

      Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 
      Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento 
      Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

     

    Sumário

    Parte I.

    1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

    2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

    3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

    4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

    Parte II.

    5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 

    6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

    7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

    8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

    9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

    10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

    11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de avaliação no contexto nacional.

    12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

    Parte III.

    13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

    14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

    15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

    16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

    17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Cleonice Alves Bosa, Maria Cristina T. V. Teixeira
    Dimensões:
    0,0cm x 0,0cm x 0,0cm
    Páginas:
    312
    ISBN:
    9788585439514
    Código:
    4300
    Código de barras:
    9788585439514
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    200