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Cód. Produto: 3641

Piafex - Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas

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 Os conhecimentos trazidos com o avanço das Neurociências não deixam dúvidas de que o processo de aprendizagem, o comportamento adaptativo e a regulação emocional dependem de modo relevante do desenvolvimento adequado das funções executivas. Quando essas funções não se desenvolvem adequadamente, ou quando se encontram, por alguma razão, prejudicadas, o indivíduo pode experimentar uma série de dificuldades de ordem cognitiva e/ou comportamental que, por sua vez, podem conduzir a fracasso social, acadêmico e profissional. Esse indivíduo fica demasiadamente suscetível a eventos externos, torna-se inadequado, não consegue fazer planos, dificilmente termina uma tarefa, mostra-se desatento ou impulsivo.

  Já foi evidenciado que um maior desenvolvimento dessas habilidades poderia promover melhor adaptação e rendimento escolar, além de prevenir uma série de problemas sociais e de saúde mental, o que conduziria à diminuição nos custos sociais relacionados a comportamentos desadaptativos e antissociais, incluindo adicção a substâncias químicas, e no diagnóstico de distúrbios que frequentemente incluem alterações no funcionamento executivo, a exemplo do TDAH e do Transtorno de Conduta. Nessa mesma direção, diversos autores têm enfatizado a importância de promover o desenvolvimento precoce das funções executivas, dada sua relação com prontidão escolar e sua relevância para a realização acadêmica ao longo dos anos escolares; são habilidades com importante poder preditivo sobre o desempenho em leitura e matemática no decorrer da escolarização. Fundamentalmente, proporcionar meios e oportunidades para a prática e para o desenvolvimento das habilidades executivas pode ser benéfico a todas as crianças. Tal postura pode minimizar ou prevenir dificuldades ulteriores, preparando esses indivíduos para lidar com as demandas crescentes impostas pela escola e mesmo pela sociedade. Segundo a literatura, a ênfase na aquisição de conhecimento sem ênfase nos processos cognitivos por meio dos quais o conhecimento é adquirido, sobretudo com relação a crianças jovens, muito provavelmente conduzirá a um sistema educacional ineficaz.

 Neste ponto, emerge a questão: Seria, então, possível promover o desenvolvimento das funções executivas em crianças?

  Com esse objetivo é que foi desenvolvido o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas, ou Piafex. O programa reúne um conjunto de atividades que visam estimular o desenvolvimento de habilidades em crianças pré-escolares e no início do Ensino Fundamental, incluindo habilidades como organização, planejamento, inibição de impulsos, atenção, memória de trabalho, metacognição e regulação emocional. Pode ser aplicado nos contextos clínico e escolar, como ferramenta de reabilitação ou de intervenção precoce. A aplicação preventiva do Piafex, porém, é seu maior objetivo! Ou seja, o professor encontrará neste programa de intervenção subsídios teóricos e práticos que o auxiliarão a estimular o desenvolvimento das funções executivas de suas crianças, auxiliando-as a lidar com as demandas crescentes da escola e da sociedade.

Quem pode aplicar o Piafex?

-  Professores, psicólogos, psicopedagogos e profissionais ligados à área educacional.

Qual a idade adequada para participar das atividades?

 - O Piafex foi inicialmente desenvolvido e testado em crianças de 5 (Educação Infantil) e 6 anos de idade (primeiro ano). Porém, é possível adaptar as atividades e expandir a faixa etária.

Pode-se usar o Piafex na clínica?

 - As evidências da eficácia do Piafex são oriundas de sua aplicação em contexto de sala de aula. Porém, é possível aplicá-lo em contexto clínico. Nesse caso, sugerem-se sessões em grupo, pois a interação tem papel relevante em muitas das atividades do programa.

O Piafex pode ser usado remediativamente para auxiliar crianças com déficits nas funções executivas?

 - Sim! Embora desenvolvido com base em uma abordagem preventiva, as atividades do Piafex poderão auxiliar crianças com dificuldades nas habilidades executivas e de autorregulação. O programa foi delineado para estimular e promover funções executivas e poderá fazê-lo em crianças com ou sem alterações nessas habilidades. Deve-se considerar o grau de comprometimento, a frequência da intervenção, e outros tratamentos / acompanhamentos de cada caso.

Autor(es):
Alessandra Gotuzo Seabra, Natália Martins Dias
Dimensões:
0,0cm x 0,0cm x 0,0cm
ISBN:
9788579540509
Código:
3641
Código de barras:
9788579540509
Peso:
200
  • Informações do produto Seta - Abrir

     Os conhecimentos trazidos com o avanço das Neurociências não deixam dúvidas de que o processo de aprendizagem, o comportamento adaptativo e a regulação emocional dependem de modo relevante do desenvolvimento adequado das funções executivas. Quando essas funções não se desenvolvem adequadamente, ou quando se encontram, por alguma razão, prejudicadas, o indivíduo pode experimentar uma série de dificuldades de ordem cognitiva e/ou comportamental que, por sua vez, podem conduzir a fracasso social, acadêmico e profissional. Esse indivíduo fica demasiadamente suscetível a eventos externos, torna-se inadequado, não consegue fazer planos, dificilmente termina uma tarefa, mostra-se desatento ou impulsivo.

      Já foi evidenciado que um maior desenvolvimento dessas habilidades poderia promover melhor adaptação e rendimento escolar, além de prevenir uma série de problemas sociais e de saúde mental, o que conduziria à diminuição nos custos sociais relacionados a comportamentos desadaptativos e antissociais, incluindo adicção a substâncias químicas, e no diagnóstico de distúrbios que frequentemente incluem alterações no funcionamento executivo, a exemplo do TDAH e do Transtorno de Conduta. Nessa mesma direção, diversos autores têm enfatizado a importância de promover o desenvolvimento precoce das funções executivas, dada sua relação com prontidão escolar e sua relevância para a realização acadêmica ao longo dos anos escolares; são habilidades com importante poder preditivo sobre o desempenho em leitura e matemática no decorrer da escolarização. Fundamentalmente, proporcionar meios e oportunidades para a prática e para o desenvolvimento das habilidades executivas pode ser benéfico a todas as crianças. Tal postura pode minimizar ou prevenir dificuldades ulteriores, preparando esses indivíduos para lidar com as demandas crescentes impostas pela escola e mesmo pela sociedade. Segundo a literatura, a ênfase na aquisição de conhecimento sem ênfase nos processos cognitivos por meio dos quais o conhecimento é adquirido, sobretudo com relação a crianças jovens, muito provavelmente conduzirá a um sistema educacional ineficaz.

     Neste ponto, emerge a questão: Seria, então, possível promover o desenvolvimento das funções executivas em crianças?

      Com esse objetivo é que foi desenvolvido o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas, ou Piafex. O programa reúne um conjunto de atividades que visam estimular o desenvolvimento de habilidades em crianças pré-escolares e no início do Ensino Fundamental, incluindo habilidades como organização, planejamento, inibição de impulsos, atenção, memória de trabalho, metacognição e regulação emocional. Pode ser aplicado nos contextos clínico e escolar, como ferramenta de reabilitação ou de intervenção precoce. A aplicação preventiva do Piafex, porém, é seu maior objetivo! Ou seja, o professor encontrará neste programa de intervenção subsídios teóricos e práticos que o auxiliarão a estimular o desenvolvimento das funções executivas de suas crianças, auxiliando-as a lidar com as demandas crescentes da escola e da sociedade.

    Quem pode aplicar o Piafex?

    -  Professores, psicólogos, psicopedagogos e profissionais ligados à área educacional.

    Qual a idade adequada para participar das atividades?

     - O Piafex foi inicialmente desenvolvido e testado em crianças de 5 (Educação Infantil) e 6 anos de idade (primeiro ano). Porém, é possível adaptar as atividades e expandir a faixa etária.

    Pode-se usar o Piafex na clínica?

     - As evidências da eficácia do Piafex são oriundas de sua aplicação em contexto de sala de aula. Porém, é possível aplicá-lo em contexto clínico. Nesse caso, sugerem-se sessões em grupo, pois a interação tem papel relevante em muitas das atividades do programa.

    O Piafex pode ser usado remediativamente para auxiliar crianças com déficits nas funções executivas?

     - Sim! Embora desenvolvido com base em uma abordagem preventiva, as atividades do Piafex poderão auxiliar crianças com dificuldades nas habilidades executivas e de autorregulação. O programa foi delineado para estimular e promover funções executivas e poderá fazê-lo em crianças com ou sem alterações nessas habilidades. Deve-se considerar o grau de comprometimento, a frequência da intervenção, e outros tratamentos / acompanhamentos de cada caso.

  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Alessandra Gotuzo Seabra, Natália Martins Dias
    Dimensões:
    0,0cm x 0,0cm x 0,0cm
    ISBN:
    9788579540509
    Código:
    3641
    Código de barras:
    9788579540509
    Peso:
    200