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Prohmele provas de habilidades metalinguísticas e de leitura

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A ideia de organizar esta obra ocorreu a partir dos desafios e questionamentos vivenciados não apenas na experiência clínica com escolares que apresentam problemas de aprendizagem, como também na experiência com a pesquisa ao longo destes anos. Este projeto surgiu da necessidade de um procedimento de avaliação sistematizado, que possibilite ao profissional fonoaudiólogo identificar o domínio de habilidades metalinguísticas relacionadas com a aprendizagem da leitura em um sistema de escrita alfabético, como o português brasileiro. Desta forma, esperamos que o conteúdo destas páginas contribua para a prática clínica e de pesquisa do fonoaudiólogo que atua diretamente com a aprendizagem e seus desvios.

Protocolo de avaliação para escolares do 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental I

 

Caderno Introdutório

1 - INTRODUÇÃO


2 - PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROHMELE


2.1 Habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura
2.2 Habilidades metalinguísticas e o sistema de escrita alfabético
2.2.1 Habilidade metalinguística
2.2.2 Memória operacional fonológica
2.3 Aquisição e desenvolvimento da leitura
2.4 A avaliação das habilidades metalinguísticas e de leitura


3 - PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO PROHMELE


4 - DESCRIÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES
METALINGUÍSTICAS E DE LEITURA


4.1 PROHMELE - Protocolo de Avaliação de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura
para escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
4.2. Descrição e objetivos das provas de habilidades metalinguísticas e leitura

5 - DADOS NORMATIVOS DO PROHMELE


5. DADOS NORMATIVOS: Descrição do Estudos

5.1 Participantes
5.2 Análises
5.2.1 Análise estatística
5.2.2 Análises das provas
Análise das provas de habilidades metalinguísticas
Análise das provas de leitura
Distribuição das palavras reais em cada regra descrita por Scliar-Cabral na prova de
Leitura de palavras reais:
5.3 Resultados
5.4 Discussão


6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Caderno de Instruções e Provas

1. INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DO PROHMELE
A - Provas de habilidades metalinguísticas
A.1 Identificação de sílabas e fonemas
A.2 Manipulação de sílabas e fonemas
B- Provas de leitura
TABELAS PARA A CORREÇÃO DAS REGRAS DE DECODIFICAÇÃO
SCLIAR-CABRAL (2003) -
D1 - Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
D2 - Regras de correspondência grafofonêmica dependente do contexto grafêmico
Regras D2- Regras de correspondência grafofonêmica dependente
do contexto grafêmico
D4- Valores da letra “x” dependentes exclusivamente do léxico mental e ortográfico
D1- Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
1. Análise dos resultados

2. Classificação do desempenho dos escolares nas provas de leitura

CADERNO DE PROVAS


A - PROVAS DE HABILIDADES METALINGUÍSTICAS


1. Identificação de sílabas e fonemas
1.1.1 Identificação sílaba inicial
1.1.2 Identificação fonema inicial
1.2.1 Identificação sílaba final
1.2.2 Identificação fonema final
1.3.1 Identificação sílaba medial
1.3.2 Identificação fonema medial


2. PROVAS DE MANIPULAÇÃO DE SÍLABAS E FONEMAS
2.1 ADIÇÃO
2.1.1 Adição de sílabas
2.2.2 Adição de fonemas
2.2 SUBSTITUIÇÃ0
2.2.1 Substituição de sílabas
2.2.2 Substituição de fonemas
2.3.1 Subtração de sílabas
2.3.2 Subtração de fonemas
2.4 COMBINAÇÃO
2.4.1 Combinação de sílabas
2.4.2 Combinação de fonemas


3. SEGMENTAÇÃO
3.1 Segmentação silábica
3.2 Segmentação fonêmica


4. REPETIÇÃO DE NÃO PALAVRAS
B- PROVAS DE LEITURA.
1. Leitura de palavras reais
2. Leitura de pseudopalavras

 

* Acesse o conteúdo exclusivo para download através do site: https://www.booktoy.com.br/conteudo-exclusivo

* Senha disponível dentro do livro Caderno Introdutório na página: 87

Dimensões:
4,0cm x 28,0cm x 21,0cm
Páginas:
100
ISBN:
9786586131598
Código:
7134
Código de barras:
9786586131598
Peso:
400
  • Informações do produto Seta - Abrir

    A ideia de organizar esta obra ocorreu a partir dos desafios e questionamentos vivenciados não apenas na experiência clínica com escolares que apresentam problemas de aprendizagem, como também na experiência com a pesquisa ao longo destes anos. Este projeto surgiu da necessidade de um procedimento de avaliação sistematizado, que possibilite ao profissional fonoaudiólogo identificar o domínio de habilidades metalinguísticas relacionadas com a aprendizagem da leitura em um sistema de escrita alfabético, como o português brasileiro. Desta forma, esperamos que o conteúdo destas páginas contribua para a prática clínica e de pesquisa do fonoaudiólogo que atua diretamente com a aprendizagem e seus desvios.

    Protocolo de avaliação para escolares do 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental I

     

    Caderno Introdutório

    1 - INTRODUÇÃO


    2 - PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROHMELE


    2.1 Habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura
    2.2 Habilidades metalinguísticas e o sistema de escrita alfabético
    2.2.1 Habilidade metalinguística
    2.2.2 Memória operacional fonológica
    2.3 Aquisição e desenvolvimento da leitura
    2.4 A avaliação das habilidades metalinguísticas e de leitura


    3 - PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO PROHMELE


    4 - DESCRIÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES
    METALINGUÍSTICAS E DE LEITURA


    4.1 PROHMELE - Protocolo de Avaliação de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura
    para escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
    4.2. Descrição e objetivos das provas de habilidades metalinguísticas e leitura

    5 - DADOS NORMATIVOS DO PROHMELE


    5. DADOS NORMATIVOS: Descrição do Estudos

    5.1 Participantes
    5.2 Análises
    5.2.1 Análise estatística
    5.2.2 Análises das provas
    Análise das provas de habilidades metalinguísticas
    Análise das provas de leitura
    Distribuição das palavras reais em cada regra descrita por Scliar-Cabral na prova de
    Leitura de palavras reais:
    5.3 Resultados
    5.4 Discussão


    6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

    Caderno de Instruções e Provas

    1. INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DO PROHMELE
    A - Provas de habilidades metalinguísticas
    A.1 Identificação de sílabas e fonemas
    A.2 Manipulação de sílabas e fonemas
    B- Provas de leitura
    TABELAS PARA A CORREÇÃO DAS REGRAS DE DECODIFICAÇÃO
    SCLIAR-CABRAL (2003) -
    D1 - Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
    D2 - Regras de correspondência grafofonêmica dependente do contexto grafêmico
    Regras D2- Regras de correspondência grafofonêmica dependente
    do contexto grafêmico
    D4- Valores da letra “x” dependentes exclusivamente do léxico mental e ortográfico
    D1- Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
    1. Análise dos resultados

    2. Classificação do desempenho dos escolares nas provas de leitura

    CADERNO DE PROVAS


    A - PROVAS DE HABILIDADES METALINGUÍSTICAS


    1. Identificação de sílabas e fonemas
    1.1.1 Identificação sílaba inicial
    1.1.2 Identificação fonema inicial
    1.2.1 Identificação sílaba final
    1.2.2 Identificação fonema final
    1.3.1 Identificação sílaba medial
    1.3.2 Identificação fonema medial


    2. PROVAS DE MANIPULAÇÃO DE SÍLABAS E FONEMAS
    2.1 ADIÇÃO
    2.1.1 Adição de sílabas
    2.2.2 Adição de fonemas
    2.2 SUBSTITUIÇÃ0
    2.2.1 Substituição de sílabas
    2.2.2 Substituição de fonemas
    2.3.1 Subtração de sílabas
    2.3.2 Subtração de fonemas
    2.4 COMBINAÇÃO
    2.4.1 Combinação de sílabas
    2.4.2 Combinação de fonemas


    3. SEGMENTAÇÃO
    3.1 Segmentação silábica
    3.2 Segmentação fonêmica


    4. REPETIÇÃO DE NÃO PALAVRAS
    B- PROVAS DE LEITURA.
    1. Leitura de palavras reais
    2. Leitura de pseudopalavras

     

    * Acesse o conteúdo exclusivo para download através do site: https://www.booktoy.com.br/conteudo-exclusivo

    * Senha disponível dentro do livro Caderno Introdutório na página: 87

  • Especificações Seta - Abrir
    Dimensões:
    4,0cm x 28,0cm x 21,0cm
    Páginas:
    100
    ISBN:
    9786586131598
    Código:
    7134
    Código de barras:
    9786586131598
    Peso:
    400
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