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Cód. Produto: 5781

TIME-R - Bloco de Aplicação

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Descrição

O instrumento destina-se à avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades esco­lares ou pré-escolares. Ele avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinan­do.

Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
A memória de cur­to prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitu­ra, escrita e matemática.

No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.

 

Público Alvo

Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras iso­ladas).

 

Contexto

Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da esco­larização com queixas de atrasos ou dificuldades no de­senvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

 

Aplicação

Este teste deve ser aplicado individualmente.

Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se so­licitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.

 

Normatização

A normatização do TIME-R foi realizada com 379 crianças dos Estados de São Paulo e São Luís do Mara­nhão, pertencentes a escolas públicas e particulares, ten­do entre três e seis anos de idade. Não foram incluídas na amostra normativa crianças com dois anos de idade em função da baixa precisão do instrumento apresen­tada e da necessidade de outros estudos, especialmente com aumento da amostra para essa idade.

Autor(es):
Cíntia Perez Duarte, Elizeu C Macedo, Tatiana Pontrelli Mecca
Dimensões:
0,0cm x 0,0cm x 0,0cm
ISBN:
9790090009427
Código:
5781
Código de barras:
9790090009427
Peso:
200
  • Informações do produto Seta - Abrir

    Descrição

    O instrumento destina-se à avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades esco­lares ou pré-escolares. Ele avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinan­do.

    Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
    Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
    Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
    Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
    A memória de cur­to prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitu­ra, escrita e matemática.

    No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.

     

    Público Alvo

    Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras iso­ladas).

     

    Contexto

    Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da esco­larização com queixas de atrasos ou dificuldades no de­senvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

     

    Aplicação

    Este teste deve ser aplicado individualmente.

    Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se so­licitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.

     

    Normatização

    A normatização do TIME-R foi realizada com 379 crianças dos Estados de São Paulo e São Luís do Mara­nhão, pertencentes a escolas públicas e particulares, ten­do entre três e seis anos de idade. Não foram incluídas na amostra normativa crianças com dois anos de idade em função da baixa precisão do instrumento apresen­tada e da necessidade de outros estudos, especialmente com aumento da amostra para essa idade.

  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Cíntia Perez Duarte, Elizeu C Macedo, Tatiana Pontrelli Mecca
    Dimensões:
    0,0cm x 0,0cm x 0,0cm
    ISBN:
    9790090009427
    Código:
    5781
    Código de barras:
    9790090009427
    Peso:
    200
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