Clique aqui e acesse a plataforma EAD

Seja bem vindo

Se você já possui cadastro na nossa loja, informe abaixo seus dados de login para entrar

Agostinho Minicucci é um nome associado ao desenvolvimento da Psicologia no Brasil. Licenciado em Letras Neolatinas e em Pedagogia, é doutor em Educação e Livre-docente em Psicologia. Dedicado à docência desde o período em que desenvolveu um trabalho pioneiro na Escola Normal de Botucatu, lecionou e ocupou cargos administrativos em dezenas de instituições de ensino superior no Estado de São Paulo, além dos trabalhos de consultoria e supervisão aos profissionais nas suas atividades no campo da Psicologia do Trabalho e Clínica. Na sua vasta obra - que ultrapassa, entre livros e testes, a casa das cinco dezenas -, destacam-se alguns títulos que são obrigatórios nos cursos de Psicologia do Brasil, como são os casos de "Dinâmica de Grupo - Teorias e Sistemas" e "Técnicas de Trabalho em Grupo", ambas da Editora Atlas. Agostinho Minicucci foi entrevistado por Oswaldo H. Yamamoto em São Paulo, durante o mês de abril de 1998.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), residência médica em Psiquiatria também pela UNESP (1984), mestrado (1993) e doutorado (1994) em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutorado em Epidemiologia Psiquiátrica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres - King's College (2003). É professora doutora do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, atuando no curso de graduação em Medicina desde 1988 até o presente, e no curso de pós-graduação em Saúde Coletiva de 2008 a 2019. Tem experiência em Psiquiatria Clínica e Psicoterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: transtornos ansiosos e obsessivo-compulsivos, epidemiologia psiquiátrica.

Graduada em Psicologia pela PUC-SP. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e pós-doutorado na Universidade da Savoia/ França. Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental no CNPq. É Bolsista Produtividade CNPq 1C. Foi membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do SATEPSI/ CFP (2010 a 2012). Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (2002 a 2006), é hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP( 2008 a 2012). Assessora ad hoc CNPq, FAPESP e CAPES. É coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental - LAPSaM. Editora Associada da revista Rorschachiana. Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade São Francisco (CONEP). Membro do Comitê Assessor de Psicologia no CNPq.

Natural do Rio Grande do Norte, residente em Porto Alegre, RS, desde 1959.

Psicólogo, Doutor e Livre-Docente em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972). Pós-Doutorado (1999) no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkley USA, tendo como orientador o Dr. George A. De Vos. Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de 1965 a 2007. Orientador de várias Teses e Dissertações na área de Psicologia Clínica no Doutorado e no Mestrado em Psicologia da PUCRS. Instrumentos com que vem pesquisando e trabalhando: Rorschach e Zulliger (Z-Teste) Sistema Klopfer por ele adaptado e validado para o Brasil.

Livros publicados: "O Rorschach -Teoria e Desempenho" (1997), "O Rorschach Teoria e Desempenho II" (2006), "Z Teste -Técnica de Zulliger Forma Coletiva" (2002 e 2004), aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior. Foi Editor da PSICO Revista Quadrimestral da Faculdade de Psicologia da PUCRS de 2003 a 2006.

Atividades atuais: supervisão, cursos e treinamentos em Rorschach e Zulliger para psicólogos e estudantes de Psicologia.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Pos doutorado pela UFRGS. Pesquisador associado ao grupo de Pesquisa Cep Rua da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Terapeuta Certficada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Diretora de Ensino na Projecto Solucões em Psicologia. Professor convidado no Programas de Pos Graduação em Terapias Cognitivas na Wainer Psicologia.. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo-comportamental, Transtornos de Ansiedade, Prevenção e tratamento psicológico, estresse e resiliência e Mindfulness. Atualmente esta vinculada a UC San Diego Center for Mindfulness as a Mindfulness-Based Stress Reduction Teacher in Training.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Pos doutorado pela UFRGS. Pesquisador associado ao grupo de Pesquisa Cep Rua da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Terapeuta Certficada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Diretora de Ensino na Projecto Solucões em Psicologia. Professor convidado no Programas de Pos Graduação em Terapias Cognitivas na Wainer Psicologia.. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo-comportamental, Transtornos de Ansiedade, Prevenção e tratamento psicológico, estresse e resiliência e Mindfulness. Atualmente esta vinculada a UC San Diego Center for Mindfulness as a Mindfulness-Based Stress Reduction Teacher in Training.

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; orientadora de cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade; PhD em Psicologia pelo Institute of Psychiatry- University of London (1998) e pós-doutorado pelo Cincinnatti Children s Medical Hospital, Ohio, USA(2010). Atua nos seguintes temas: transtornos neurodesenvolvimentais, autismo, desenvolvimento social, identificação precoce, impacto da deficiência na família e na escola. Coordena o Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento- NIEPED e o CEMA – Centro de Avaliação multidisciplinar em autismo. Foi Presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria – cap. gaúcho – ABENEPI; Membro do Conselho Fiscal da ABENEPI Nacional e Membro do Conselho Estadual para os Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE. Colaboradora do Comitê Nacional de Assessoramento para Qualificação da Atenção à Saúde das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo no âmbito do Ministério da Saúde (2013-15). Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Instituto de Psicologia. Coordenadora do GT – ANPEPP Transtorno do Espectro Autista: Pesquisa em saúde e educação 

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1988), mestrado (1991) e doutorado (2000) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professora Titular, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordena o Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica do CNPq. É coordenadora do GT Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da ANPEPP. Atual diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS), órgão auxiliar do Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (2017-2020). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS por quatro gestões (2004-2008 e 2013-2016) e editora geral da Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology (2009 a 2013). Foi primeira secretária (1997-2000) e vice-presidente do IBAP (2009-2011). Participou por duas gestões da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRGS (2014-2016). Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, com ênfase em Construção e Validação de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, avaliação do desenvolvimento infantil, comportamento adaptativo e parentalidade.

Possui graduação em Psicologia (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco - USF. Foi editor da Revista Psicologia: Pesquisa & Trânsito nos anos de 2005 e 2006 e da Revista PsicoUSF nos anos de 2010 e 2011. Atualmente é editor associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Foi membro da Comissão para Avaliação Psicológica no Trânsito do Conselho Federal de Psicologia e representante do Conselho Federal de Psicologia na Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Trânsito (2009-2014). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi), sendo presidente da referida associação de 2010 a 2014. Foi representante do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira na Comissão técnico-científica da BVS-Ulapsi-Brasil. Conselheiro do XVII e XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2017-2019 e 2020-2022). Coordenou o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do CFP (2017-2019). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco de 2016 a 2020. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validade de Testes, Psicometria e Psicologia do Trânsito. E-mail: [email protected]

Fabio Camilo Autor

Psicólogo (Universidade Guarulhos, 2006), Doutorando em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista) e mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (Universidade São Francisco, 2011). É professor de disciplinas da área de psicometria, cognição e personalidade, além de orientador de TCC em cursos de especialização em Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica. Autor do Teste de Atenção Seletiva (TAS), da Escala de Avaliação do Bullying Escolar (EAB-E) e co-autor do Teste de Inteligência Verbal (TIV). Desenvolve atividades de pesquisa, adaptação, revisão técnica e criação de novos instrumentos psicológicos, além de ministrar cursos do teste Palográfico, testes de aptidões específicas e Elaboração de Laudos psicológicos pela Vetor Editora, na qual desempenha atualmente a função de Gerente de Educação.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia Escolar e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo na graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação de desenhos, desenho da figura humana e testes de inteligência. Membro da Academia Paulista de Psicologia na Cadeira 31. Membro da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, atualmente na função de Secretária de Publicações.

José Jorge de Morais Zacharias é psicólogo, doutor em Psicologia Social (1994) e mestre em Psicologia da Escolar (1989), ambos pelo Inst. Psic. USP. Especialização em Psicoterapia Junguiana pela Fac. de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1994), e é membro analista da Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology- IAAP. Foi docente convidado na PUCMG e titular na UNICID e USJT, onde desenvolveu docência, supervisão de estágio, atendimento clínico, e orientação de mestrado. É autor do Teste de Avaliação Tipológica QUATI e DTO (Ed. Vetor). Atua em docência, clínica, supervisão de base analítica e consultoria. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros e 6 livros publicados (Paulus e Vetor). Desenvolveu inventários para avaliação profissional pelo Grupo Catho. Participou de eventos no Brasil nas áreas de psicologia, cultura e religiosidade. Orientou dissertações, tese e TCCs nas áreas de Psicologia analítica, educação e Gestão de Pessoas. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Os principais temas da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tipologia junguiana, C. G. Jung, psicologia analítica, arquétipo, simbologia e mitologia brasileira, Quati, psicologia da religião e religiosidade, mitologia de matriz africana, psicologia e religião, clínica analítica junguiana, arteterapia e música.

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry. É Editor da Coleção de Livros "Neuropsicologia na Prática Clínica". Compõe o quadro de editores chefes da revista Debates em Psiquiatria. Ganhador do prêmio Paul Satz 2019 da International Neuropsychological Society.

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry. É Editor da Coleção de Livros "Neuropsicologia na Prática Clínica". Compõe o quadro de editores chefes da revista Debates em Psiquiatria. Ganhador do prêmio Paul Satz 2019 da International Neuropsychological Society.

Graduação na Faculdade de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975); mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983); doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). É assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado no Instituto de Psicologia Clínica da USP concluído em 2017. Tem experiência na área de Psicologia, particularmente na área clínica com ênfase em História da Psicologia, Teorias e Sistemas em Psicologia, Avaliação Psicológica, Técnicas projetivas.

Mestre em neurociências pela UNB, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Especialista em Neuropsicologia, pelo CFP, Reabilitação Cognitiva pelo NEPNEURO e Docência Superior. Atualmente é neuropsicóloga clínica, Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Reabilitação Cognitiva e do curso de Especialização em Neuropsicologia do NEPNEURO. Diretora técnico científica do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociência. Membro da Society for Cognitive Rehabilitation. Tem experiência na área de Neuropsicologia, com ênfase em avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em Grau de psicólogo pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2009), doutorado em em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado em Psicologia da Saúde (Metodista/CAPES, 2018). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde cumpre o regime funcional de Professor Colaborador. É psicanalista, escritor e professor universitário. Sua formação é pautada pela interdisciplinaridade - tem experiência nas áreas de Psicologia, Psicanálise e Estética, com atuação em Psicologia Clínica, Psicologia Social da Arte, Literatura e Cinema. É autor de livros de ficção, entre eles o romance "No instante do céu" (Reformatório, 2020), artigos em periódicos acadêmicos, jornais e revistas, e dos ensaios "Porvir que vem antes de tudo - literatura e cinema em 'Lavoura arcaica'" (Ateliê Editorial/Fapesp, 2012) e "Cenas em jogo - literatura, cinema, psicanálise" (Ateliê Editorial/Fapesp, 2018)

É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Avaliação neuropsicológica, Psicologia cognitiva e Psicologia experimental.

Suas principais linhas de pesquisa são 1)Neuropsicologia Clínica e Experimental, 2) Neuropsicologia do Desenvolvimento, 3) Cognição e comunicação no envelhecimento, 4) Alterações adquiridas de linguagem em populações neuropsicopatológicas, 5) Perfis clínicos de indivíduos lesados de hemisfério direito e traumatizados crânio-encefálicos, 6) Avaliação neuropsicológica: construção e adaptação de instrumentos, 7) Reabilitação neuropsicológica, 8) Processos psicológicos básicos.

Natural de Manaus, Amazonas possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2008). É especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (2011). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013). Doutorando em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas(UEA) / Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (2017 - Atual). Pesquisador e colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema - IPCCB. Professor convidado do Instituto de Especialização do Amazonas - ESP. Professor convidado do Instituto de Pós-Graduação - IPOG. Professor da Faculdade MARTHA FALCÃO - WYDEN. Autor técnico da Editora VETOR. Autor técnico da Editora ZAGADONI. Coordenador de Pesquisa Multicêntricas em Cognição Humana. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP). Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNEC. Representante regional do Amazonas da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia -SBNp nos períodos (2014-2016) e (2017-2018). Possui experiência na área da docência, pesquisa e clínica. Tendo interesse pelas áreas de: Clínica cognitiva, clínica comportamental, reabilitação cognitiva, cognição humana, Psicologia cognitiva, ciência psicológica, neuroeducação, doenças parasitárias com desfechos cognitivos, neurociências e neuropsicologia

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS; Especialista em Neuropsicologia pela Projecto/FADERGS Advanced Training in Rational-Emotive & Cognitive Behavioral Theory and Techiniques Albert Ellis Institute NY/USA - CATREC Buenos Aires. Psicóloga Clínica e Orientadora Vocacional; Diretora da PROJECTO Estudos Avançados em Educação e Saúde; Sócio-fundadora e presidente da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais ABOP (2005/2007 e 2013/2015) Co-autora do teste psicológico AIP - Avaliação dos Interesses Profissionais